user_mobilelogo

Quem se isola só segue os seus caprichos e irrita-se sempre que alguém tem êxito. Provérbios 18:1

Em isolamento, estava a pensar sobre este outro isolamento. Na sociedade em que vivemos este dever cívico de isolamento e de distanciamento social não significa verdadeiro isolamento.

Sim. Não saímos a rua a não ser em condições muito específicas e restritas, não abraçamos, não beijamos e isso tudo faz-nos falta. Tanta quanto o sol.

Mas não seria o mesmo se há 50 anos estivéssemos em estado de emergência. Aí, a maior parte das famílias não teria telefone. Não ouviria notícias. Não faria reuniões familiares por videoconferência e não haveria teletrabalho. Também nem todos poderiam manter alimentos refrigerados ou congelados. Não teria acesso a tratamento médico com rapidez.

Estava a pensar que estas são as condições de muitas sociedades hoje no nosso mundo doente.

Estava ainda a pensar que o isolamento verdadeiro é daqueles que na nossa sociedade podem partilhar de si, podem mostrar-se e contribuir com o seu valor, mas por medo de virem a ser rejeitados se encolhem e reduzem a muito menos do que são e se fecham sobre si. Num mundo só seu de quatro paredes sem janelas.

E sinto por esses.

Abra a janela e cante a sua canção mesmo que seja desafinada. Encontrará outros a cantar no mesmo tom.

Arrisque a dar de si o que tem, mesmo que lhe pareça pouco. Conheça o Mestre que transforma qualquer ‘pouco’, dado de boa vontade, em abundante.

Talvez mesmo ao seu lado esteja alguém pronto a recebê-lo sem julgar, pronto a partilhar consigo o amor, se simplesmente ousar abrir uma janela ou tiver mesmo a coragem de partir as paredes. Então experimentará a verdadeira liberdade, mesmo que até se encontre em isolamento obrigatório.

E abuse. Abuse do telefone e fale com vizinhos e amigos. Abuse da conversa em família, da brincadeira, das ‘parvoíces’ que ficam para a história. Crie boas memórias deste tempo especial. Não tenha medo de parecer ridículo. Não se esconda por detrás de fachadas de mau humor e intolerância.

Seja você e encontre-se consigo, com Deus e o outro.

Seja LIVRE.